quinta-feira, 2 de junho de 2011

Hope Against Hope - Sally Zigmond


Antes de falar da história propriamente dita, preciso fazer uns pequenos esclarecimentos: eu ganhei um exemplar de Hope Against Hope em um sorteio do Goodreads (quem não conhece o site, vale a pena dar uma checada. É uma rede social - gringa, vale dizer - de leitores). Trata-se de um livro da britânica Sally Zigmond, que não é conhecida, mas pelo que pude ver nesse livro, é bem talentosa. Como ganhei em um sorteio e veio diretamente da autora, o livro que eu tenho é em inglês e acredito que seja razoavelmente complicado encontrar uma cópia aqui em Terra Brasilis, mas nada que a internet não resolva, não é mesmo?
Enfim, vamos ao livro:
Em Hope Against Hope, história que se passa na Inglaterra vitoriana, Sally Zigmond conta a história de duas irmãs orfãs, Carrie e May Hope, que aos 18 e 12 anos perdem a casa, o trabalho e, na luta para sobreviver, acabam sendo separadas. Por terem se tornado orfãs tão jovens, as irmãs são mais que irmãs, são mãe, melhor amiga e companheira de trabalho uma da outra. Suas vidas em separado, graças a vilões e mal-entendidos, são pontuadas por grandes tristezas e também as ocasionais grandes felicidades, mas mesmo com a distância, ambas continuam sempre pensando uma na outra, apesar de acreditarem cada vez menos em um reencontro. Além das protagonistas, a história traz ainda os jovens Alex Sinclair, um charmoso engenheiro ferroviário escocês e seu amigo Charles Hammond, um médico decadente e herdeiro de uma fortuna, que ressurgem nas vidas da irmãs Hope após uma breve passagem e, dessa vez, não saem mais.
Hope Against Hope é um livro sensacional, uma grande história com grandes personagens. Um daqueles livros que fazem você achar que você sabe como a história vai acabar, mas que surpreendem bastante. Na verdade, não é só o fim da história que surpreende. Hope Against Hope surpreende o quase o tempo todo. É um livro longo e denso, mas leve e bom de ler.
Os personagens são muito humanos. Nenhum é completamente mau ou completamente bom, exatamente como nós somos realmente. Todos erram e até os vilões são bonzinhos às vezes, sem clichés.
A história pode fazer rir e chorar, tudo de uma vez. Faz pensar sobre o significado da família, da amizade e do amor. Faz pensar sobre as coisas que deixamos nos atrapalhar e as coisas que ultrapassamos de qualquer maneira. Faz pensar sobre as pessoas que amamos.
Hope Against Hope é tocante, cativante, interessante e vale a pena ler.

4 estrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário